O QUE SÃO COOPERATIVAS MÉDICAS?
Unir-se para persistir no mercado: essa é a motivação do cooperativismo. No Brasil, esse sistema foi regulamentado pela Lei nº 5.764, de 1971, que determina que uma cooperativa é uma associação de profissionais criada para contribuir com bens ou serviços dentro de uma determinada atividade econômica.
Em 1994, a Lei nº 8.949 inseriu o cooperativismo dentro da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como uma modalidade de terceirização. Dessa forma, não existe vínculo empregatício entre os cooperados e as empresas, e os profissionais trabalham de maneira autônoma, mas em conjunto.
O cooperativismo médico no Brasil surgiu no final da década de 60. Nosso país é o líder mundial nesse tipo de associação, sendo responsável por atender milhões de pessoas em território nacional. O sucesso desse modelo se deve a diversos fatores, incluindo:
- grande aceitação da sociedade;
- valorização dos médicos, com maior remuneração;
- preocupação com o bem-estar social;
- bom relacionamento com entidades de classe e organizações públicas e não governamentais;
- difusão dos valores cooperativistas;
- adoção de práticas sustentáveis.
Enquanto algumas cooperativas médicas reúnem apenas a equipe que atua em um estabelecimento, outras funcionam como operadoras de planos de saúde. Independentemente do porte, essas associações reúnem profissionais que buscam melhores condições de exercerem seus trabalhos.
Para os médicos, tornar-se um cooperado é uma maneira de somar forças para alcançar objetivos comuns. Ao se associar a uma cooperativa, o profissional ganha a segurança de ser um dos donos do negócio, com direito a participar igualitariamente das decisões e defender suas ideias.
Como as cooperativas não visam lucros, elas podem oferecer melhores preços à população e ainda remunerar adequadamente seus cooperados, que também recebem parte dos resultados caso haja sobras. Trata-se, portanto, de um modelo benéfico para todos os envolvidos.
Devemos ressaltar ainda que o modelo cooperativista não estimula a competição. Isso reflete tanto na qualidade dos atendimentos como no relacionamento entre os cooperados, que tende a ser pautado na valorização profissional, estimulando a troca de experiências e o crescimento coletivo.
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